No trailer do filme “Ensaio sobre a cegueira”, a partir do momento que a cegueira é declarada uma epidemia, inicia-se um ruído agudo e constante que causa incômodo.
Esse incômodo no público pode ser um recurso utilizado pelo diretor para dois efeitos. Um deles é transmitir a sensação agonizante da perda da visão de uma hora para outra. Do mesmo modo que a cegueira incomoda o afetado, aquele ruído foi usado pra transmitir a mesma sensação só que por meio da audição.
A outra intenção é o público ter a sensação de como um ruído, aparentemente insignificante para os que enxergam, pode incomodar um cego devido a sua sensibilidade auditiva.
( Patrícia Fassa Evangelista)
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este tipo de construção sonora era comum nos anos 70 e em alguns filmes do "Zé do Caixão".
ResponderExcluirAs músicas desse filme foi feita por um estudio em São Paulo que se caracteriza por construir instrumentos musicais diferentes com diversos materiais. Vale apena conferir o making of do DVD que mostra partes do processo.
ResponderExcluirMarcelo Sgrilli
Realmente muito boa a trilha de Ensaio sobre a Cegueira. Me lembro de muitas cenas exatamente pelo som. Talvez pela "cegueira" dos personagens, o áudio é muito valorizado. Boa escolha, Patty!
ResponderExcluirCarolina Simonassi