O som e a imagem são linguagens que foram desenvolvidas pelo homem desde o seu surgimento. Com o cinema, uma nova linguagem surgiu com a união entre os dois elementos, linguagem esta que está tão atrelada em nossa cultura que é normal associar um som com uma imagem.
Entretanto, é comum que a imagem veja mais valorizada do que o som. Prova disso é que existem menos pessoas interessadas em trabalhar em sonorização do que em outras áreas. Mas o som sempre teve um efeito poderoso na sociedade. Para não falar do poder da música em si, os programas de auditório, as radionovelas, programas de notícias do rádio foram grandes sucessos nas primeiras décadas do século XX e influenciaram o comportamento e os rumos da sociedade. Vale lembrar que este poder ainda existe, já que o rádio é o meio de comunicação mais difundido no Brasil.
Na linguagem audiovisual, o som desempenha um importante papel dentro de uma narrativa. O som dirige o espectador para que ele entre em sintonia com a narrativa e torne-a crível. O que seria de uma cena de lutas de espadas, se não houvesse o som dessas espadas? E uma cena de suspense sem nenhum elemento sonoro? Como imaginar os filmes de Chaplin sem suas trilhas sonoras? Vale lembrar que o silêncio é também um efeito sonoro. Assim o som é um elemento fundamental.
Camila Medina
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário