quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Diegético

A cena inicial de Kill Bill começa apenas com a respiração aflita de Beatrix Kiddo. Após ela aparecer em cena, num close, só ouvimos a voz de Bill, num tom ameaçador. A cena deixa o mistério de quem seria Bill, além de criar uma espectativa do que vai acontecer. Ao final, o tiro que Bill dispara marca o corte para a apresentação do filme.


Meta-diegético

Numa das partes finais de Brilho eterno de uma mente sem lembranças, Joel está dentro de suas memórias, revivendo alguns momentos de quando conheceu Clementine. Nesta sequência, a situação é recriada, mas com a interferência dos comentários de Joel e Clem, dos sons do mar, do vento e da casa desmoronando. A fala final de Clem, um sussurro na verdade, fecha a cena com um clima de sonho e despedida.


Não-diegético

A luta de Morpheus e Neo, no primeiro filme da série Matrix, é uma das sequências mais conhecidas e esperadas. Além do som dos socos, chutes e da madeira quebrando, a música com tambores e pratos numa sonoridade oriental dão o ritmo dos golpes, mesclados com as falas de Morpheus. Depois, a música eletrônica deixa tudo mais rápido e com maior expectativa.


Carolina Simonassi e Marcella Azevedo

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