quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Comentário animação

Comentário Animações: “Vizinhos”, O pássaro negro, “Escuridão, luz, escuridão” e “Amor carnal”

Os quatros vídeos são produzidos com as técnicas do stop motion. Eles utilizam-se de um dos princípios da animação: dar vida àquilo que não se move naturalmente. No entanto, apesar desses pontos em comum, cada um possui uma particularidade. “Vizinho” (McLaren) apresenta uma narrativa mais elaborada e linear. Assim, ele chama a atenção do espectador, não só pelo fato de ser uma animação, mas também por produzir certa expectativa em quem assiste e apresentar uma “moral” no fim.
Já “O pássaro negro”, é uma narrativa bem mais simples e não-linear, o que permite que o espectador dê enfoque à animação. O vídeo é feito inteiro em plano geral, não havendo alternância de planos, como no vídeo anterior (“Vizinhos”).
Em “Escuridão, luz, escuridão”, notamos os dois aspectos muito presentes: animação e a narrativa. Talvez seja esse o motivo de ter chamado mais nossa atenção. O stop motion parece ter sido feito com argila. Há alternância de planos durante a narrativa. De todos os vídeos, esse é o único que não possui música de fundo, apenas som ambiente.
Por fim, o “Amor carnal” apresenta um cenário real, alternância de vários planos de câmera. Apesar de bem simples, há também uma narrativa que dá sentido ao vídeo.

Graziela S. A. Kazaoka
Patricia Fassa Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário