quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Meat Love de Jan Švankmajer

Este curta-metragem, dirigido e animado por Jan Švankmajer e lançado em 1989, narra a história de amor de dois pedaços de carne crua.
A história, que começa romântica e descontraída, com uma cena em que os dois pedaços de carne dançam tango termina em tragédia. O casal acaba morto na frigideira.

Le Merle (1958),

Essa animação se baseia em canção popular e nonsense do Québec,
na qual a ave perde uma parte de seu corpo para, em seguida, vê-la triplicada.
A música engendra e determina a narrativa –os movimentos e as imagens servem quase que somente para ilustrar a canção.
Embora Le Merle construa personagem figurativo , a figuração do todo se dá através de elementos geométricos abstratos: círculos, quadrados, triângulos, retas e curvas que, ao se multiplicarem, criam formas novas, inusitadas e surpreendentes.


Neighbours (1952),
obra mais conhecida e polêmica de diretor – Oscar de melhor curta-metragem documentário –explora a técnica de pixilation, na qual se fotografam personagens humanos e objetos quadro a quadro,em variação do stop-motion.
Em Neighbours, dois vizinhos entram em conflito quando uma flor nasce na divisa do terreno ainda comum a ambos – a posse e a propriedade, que se materializam na cerca que separa os personagens, levam a civilização à violência, à morte, à selvageria, à barbárie e ao caos.

Paula Gomes
Luana Frasson
Carina Hery

Nenhum comentário:

Postar um comentário